quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O que é Engenharia Genética


E aqui estamos nós de volta neste novo ano.


Passamos desde já a divulgar o possivel e actual "conceito" de Engenharia Genética


Engenharia genética e modificação genética: são termos para o processo de manipulação dos genes num organismo. Envolvem frequentemente o isolamento, a manipulação e a introdução do ADN num chamado "corpo de prova", geralmente para exprimir um gene. O objectivo é introduzir novas características num ser vivo para aumentar a sua utilidade, tal como aumentando a área de uma espécie de cultivo, introduzindo uma nova característica, ou produzindo uma nova proteína ou enzima.



A engenharia genética oferece a partir do estudo e manusiamento bio-molecular (também chamado; processo biológico e molecular), a obtenção de materiais orgânicos sintéticos. Os processos de indução da modificação genética permitiram que a estrutura de sequências de bases completas de DNA fossem codificadas, de modo a facilitar a clonagem de genes.


Agora que sabemos o que é engenharia genética e atendendo a que permitem a clonagem de genes, iremos avançar com o intuito de dissipar se o progresso da ciência irá ser benéfica ou prejudicial para nos!

3 comentários:

Anónimo disse...

bem quanto a esse assunto já deu para ver que é tema d bastante polémica nos dias d hoje em dia.. è bom no sentido de ajudar a solucionar certas doenças mas da maneira como o ser humano por vezes tem a predileçao de puxar o limite creio que mais cedo ou mais tarde haverá confusão .. esperemos é que tal não aconteça até lá vmo nos maravilhando com os seus progressos !

Anónimo disse...

bom texto, ficou bem explicito o conceito do eng. genetica mas tenho uma duvida:

voces escreveram isto como um dos objectivos: "O objectivo é introduzir novas características num ser vivo para aumentar a sua utilidade"

sendo assim tambem podera ser isto uma alternativa aos esteroides ou os esteroides sao feitos a partir deste processo???

Anónimo disse...

Conseguiram explicar o que é a engenharia genética de uma forma esclarecedora e breve. Realmente as suas aplicações podem beneficiar-nos de várias maneiras, mas enquanto houverem objecções morais ninguém vai poder usufruir dos avanços da engenharia genética.

Cumpz